sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela - 1918-2013

ihu
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/526427-frases-de-mandela


Nelson Mandela - 1918-2013

Nelson Mandela (1918-2013)
A foto é de Eli Weinberg e foi tirada em 1961.


Frases de Mandela

Ao longo de sua trajetória política, uma das principais armas do líder sul-africano Nelson Mandela foram suas próprias palavras, frases que tiveram grande importância não apenas na luta contra o apartheid, como na vida de várias pessoas ao redor do mundo, pela sua grande influência e carisma.
BBC selecionou algumas frases ditas por Mandela ao longo de sua vida.
Luta política
"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer".
(Conclusão do discurso de três horas de Mandela
durante seu julgamento, em 1964,
em que foi acusado desabotagem e traição).
Prisão
"O aspecto mais perturbador da vida na prisão é o isolamento. Não há começo e nem fim, apenas sua própria mente, que às vezes engana.
Foi um sonho ou realmente aconteceu? A pessoa começa a questionar tudo. Eu tomei a decisão certa? Valeu a pena o meu sacrifício? Na solidão, não há nada para distraí-lo dessas perguntas pesadas.
Mas o corpo humano tem uma enorme capacidade de se adaptar às circunstâncias difíceis. Descobri que se pode suportar o insuportável, quando se é capaz de manter o espírito, mesmo quando o corpo te põe à prova."
"Ter convicções fortes é o segredo para sobreviver às dificuldades. O seu espírito pode ficar cheio, mesmo quando seu estômago está vazio".
"Um homem que tira a liberdade de outro homem é um prisioneiro do ódio, está preso atrás das grades do preconceito e da incapacidade de ver além... Os oprimidos e os opressores são privados de sua humanidade da mesma forma."
(Sobre o seu tempo na prisão Robben Island,
no trecho de sua autobiografia
Um longo caminho para a liberdade, de 1994).
'Voltarei'
"Em nome da lei, fui tratado como um criminoso. Não pelo que eu fiz, mas pelas coisas que defendi, por minha consciência.
Ninguém em perfeito juízo iria escolher esse tipo de vida. Mas aí chega um momento em que a um homem é negado o direito de viver uma vida normal. Ele só pode viver a vida de um criminoso, porque o governo decretou que assim deve ser a lei".
"A questão que resta a ser feita é se é politicamente correto continuar pregando a paz e a não-violência quando se trata de um governo cujas práticas trouxeram tanto sofrimento e miséria para os sul-africanos. Não posso e não vou dar o meu braço a torcer enquanto vocês, o povo, não forem livres. Sua liberdade e a minha não podem ser separadas. Eu voltarei."
(Mensagem lida por Zinzi, filha de Mandela, em uma reunião no subúrbio de Soweto, em 1985).
Liberdade
"Os cliques das câmeras fotográficas começaram a ressoar como se fossem uma manada de animais metálicos. Levantei o punho direito e escutei um alarido. Não tinha conseguido fazer isso em 27 anos e aquilo me encheu de força e alegria."
(Descrevendo seu primeiro dia de liberdade em 1990,
no trecho de sua autobiografia
Um longo caminho para a liberdade, de 1994).
Paternidade
"Talvez eu estivesse cego para certas coisas em virtude da dor causada por minha incapacidade de cumprir meu papel como marido e pai dos meus filhos.
Parece que o destino dos que lutam pela liberdade é ter a vida pessoal instável. Ser o pai de uma nação é uma grande honra, mas ser o pai de uma família é uma grande alegria. Um trabalho que exerci muito pouco."
(Extraído da autobiografia
Um longo caminho para a liberdade, em 1994).
Prêmio Nobel
"O valor da nossa recompensa compartilhada deve ser medida e a paz triunfará. Porque a humanidade que une negros e brancos em uma só raça dirá a cada um de nós que devemos viver como filhos do paraíso.
Mas ainda há gente em nosso país que erroneamente acredita que se contribui para a Justiça e à paz aderindo a esses dogmas que só trouxeram desastre.
Esperamos que eles possam ser abençoados com o raciocínio, o suficiente para perceber que a história não pode ser negada e que uma nova sociedade não pode ser criada a partir da reprodução de um passado desagradável, por mais que se tente disfarçá-lo ou reconstruí-lo".
(Discurso ao receber o Prêmio Nobel da Paz,
compartilhado com o presidente sul-africano F.W. de Klerk,
em 1993)
Posse
"Nunca, nunca, nunca esta bela terra voltará a experimentar a opressão de um sobre o outro. Que o sol nunca se ponha diante de tão gloriosa conquista humana. Vamos deixar a liberdade reinar. Que Deus abençoe a África."
(Discurso de posse, em 10 de maio de 1994).
Copa da África do Sul
"O povo da África aprendeu a lição da paciência e da perseverança em sua longa luta pela liberdade. Que a Copa do Mundo mostre que a longa espera por sua chegada em terra africana valeu a pena. Ke Nako (chegou o momento)."
(Abertura da Copa do Mundo na África do Sul, 2010).
Imagem pública
"Uma questão que me preocupava profundamente na prisão era a minha imagem falsa projetada ao mundo exterior, sendo considerado um santo que nunca fui".
(Extraído da segunda autobiografia de Mandela,
Conversas que tive comigo mesmo, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário