quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Casa do líder dos retireiros queimada


De: José Raimundo Ribeiro da Silva <zecaterraaraguaia@yahoo.com.br>
Para: PEDRO CASALDÁLIGA <pedro.casaldaliga@uol.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 19 de Setembro de 2013 0:33

Assunto: Enc: Casa do líder dos retireiros queimada 18/09/2013 a volta das 19:00 horas

Companheiros (a), com muita tristeza e indignação comunicamos mais uma agressão que sofrem os retireiros do Araguaia na pessoa de Rubem Sales. 
Se não bastassem as ameaças de morte, o terrorismo assustando sua família, a família dos retireiros, agora tudo isso se concretiza com a casa do Rubem queimada, hoje 18/09/2013, por volta das 19:00hs.
A covardia é mãe da crueldade. As ameaças continuam com a promessa de fechar a estrada (unica entrada e saída da cidade) na próxima sexta feira para impedir a chegada dos cartógrafos em Luciara para que eles não trabalhem a cartografia dos retireiros. 
Quem são os retireiros do Araguaia?
            Desde 1999, os Retireiros buscam uma área protegida que possa favorecer a autonomia do trabalho, possibilitando a demarcação de um território próprio para suas sobrevivências e que lhes possibilitem uma vida digna por meio das escolhas democráticas e pela autonomia em gerenciar seus próprios ambientes. Além do gado, as atividades econômicas sustentáveis dos Retireiros, em função dos conhecimentos tradicionais de sua gente, favorecem a conservação da biodiversidade e da ecologia local. Solicitando ã então Ministra de Meio Ambiente Marina Silva, por ocasião de seu mandato, além das instâncias administrativas responsáveis como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis [IBAMA], o processo já teve os laudos biológicos e socioeconômicos necessários, realizados pela coordenação do Prof. Dr. Carlos Walter Porto Gonçalves. Igualmente, teve apoio do Instituto Chico Mendes e Conservação da Biodiversidade [ICMBio] em 2009, resultando num relatório fundiário favorável ã criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável [RDS – federal], que também foi entregue ao IBAMA no mesmo ano. 
            Os fazendeiros inconformados com a RDS espalharam falsos boatos na pequena cidade de Luciara, de que tudo ali seria uma reserva indígena e de retireiros intocáveis e que a cidade acabaria isso dividiu a associação dos retireiros e a tensão aumentou entre eles. Agora a situação se agrava com as ameaças as lideranças e parceiros da Causa retireira.
Por isso companheiros, contamos com sua solidariedade e apoio aos retireiros e que a sua área seja demarcada o quanto antes.
Zeca/Rita
 Equipe Pastoral de Luciara, da Prelazia de São Félix do Araguaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário