segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dirigente assassinado durante encontro do Movimento dos Atingidos por Represas

adital
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=76840


Dirigente assassinado durante encontro do Movimento dos Atingidos por Represas

Adital
Foto:Divulgação/DivulgaciónO Movimento Mexicano dos Atingidos por Represas em Defesa dos Rios (Mapder) denuncia que Noe Vázquez Ortiz, um dirigente local de 30 anos de idade, foi assassinado a pedradas enquanto preparava a cerimônia de início do seu décimo encontro, celebrando 10 anos de luta e resistência contra a privatização dos cursos de água no país.
Segundo o Mapder, Veracruz, estado que recebe o décimo encontro, se encontra fortemente tensionado pela construção de diversas represas por concedidas pelo governo federal mexicano. Também a comunidade onde acontece o encontro, Amatlán de los Reyes, protagoniza uma forte luta e resistência contra as represas.
Em um comunicado motivado por esse novo assassinato, o Mapder indica que, a partir de 2010, foram intensificados os projetos hidrelétricos no estado de Veracruz. Até agora, se pretende instalar 112 represas de capital privado. Desde 2011, o projeto hidrelétrico de Naranjal ameaça o território de Amatlán de los Reyes e sete municípios da região, atingindo 30 mil pessoas. Trata-se da hidrelétrica mais importante do estado, que poderá ter uma capacidade instalada de 360 MW. Por causa dos protestos da população, na região se mantém um clima de intimidação contra os opositores à imposição de projetos hidrelétricos e de mineração.
Gustavo Castro, integrante da organização Otros Mundos Chiapas/Amigos de la Tierra México é um dos 200 participantes que já se encontravam em Amatlán de los Reyes para participar do encontro. Numa conversa com a Rádio Mundo Real, Gustavo se mostrou muito preocupado com o papel do Estado nesses acontecimentos, devido a que tanto o governo municipal, como o estatal e o federal, assim como autoridades de direitos humanos estavam avisados da realização do encontro, e não puderam garantir a segurança.
Os dois assassinos de Vázquez Ortíz foram capturados e, apesar da forte tensão que reina nesse momento em Amatlán de los Reyes, os organizadores do encontro decidiram não suspendê-lo, e dedicar a décima celebração das lutas e da resistência do Mapder ao lutador Noe Vazquez Ortíz.
Con informações do Jubileu Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário