sexta-feira, 12 de julho de 2013

Silval e ministro da Justiça discutem demarcação de terra indígena

hipernotícias
http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=184&cid=27111&parent=0

Silval e ministro da Justiça discutem demarcação de terra indígena
Durante a reunião, o governador e representantes do setor produtivo pediram apoio ao ministro para não aceitar a ampliação da terra indígena em cerca de 1 milhão de hectares


DA REDAÇÃO 





O governador Silval Barbosa se reuniu com o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, para discutir a ampliação da Terra Indígena Kayabi, no Norte de Mato Grosso. A audiência foi realizada nessa terça-feira (9) e contou com representantes da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e prefeitos de Apiacás, Alta Floresta e Paranaíta.

Durante a reunião, o governador e representantes do setor produtivo pediram apoio ao ministro para não aceitar a ampliação da terra indígena em cerca de 1 milhão de hectares. Segundo Silval, o advogado da Associação dos Produtores Rurais de Apiacás vai formular uma proposta e apresentá-la ao Ministério da Justiça.
Mayke Toscano/Secom-MT
Silval Barbosa, ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e bancada federal reuniram em Brasília
“Com a proposta em mãos, o Ministério da Justiça vai discutir a viabilidade com a Advocacia Geral da União, Fundação Nacional do Índio e depois marcar outra reunião com o Estado e Ministério Público para chegarmos a um acordo. Também vamos entrar com uma ação contra o decreto que amplia esta terra indígena. O ministro foi muito sensível em nos ouvir e tentar um acordo”, afirma o governador.

Segundo o diretor de relações interinstitucionais da Famato, Rogério Romanini, a proposta é retirar 171 mil hectares do decreto de demarcação. “Esta extenção de terra faz parte de uma área produtiva onde estão a maior parte dos produtores rurais da região. Vamos tentar um acordo e dentro de 30 dias seremos chamados pelo Ministério da Justiça para ver a viabilidade da nossa proposta”, explica.

(Informações da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário