segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trabalhadores em estado de greve: Obras podem parar a qualquer momento, inclusive Arena Pantanal

cbfj
http://centroburnier.com.br/wordpress/?p=5782

Trabalhadores em estado de greve: Obras podem parar a qualquer momento, inclusive Arena Pantanal

Por Neusa Baptista, da Agência de Comunicação Popular – ACP
Obras podem parar a qualquer momento, inclusive Arena Pantanal
Até que se realize a próxima rodada de negociações com o sindicato patronal (Sinduscon-MT), os trabalhadores da construção civil estarão em estado de greve, começando por esta segunda-feira (17).
O indicativo de greve é em repúdio à proposta feita pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon-MT) de reajuste de 7% sobre os salários.
Durante toda esta semana, os sindicatos da construção civil de Cuiabá e do interior farão panfletagem nos canteiros de obras, anunciando o indicativo de greve. A panfletagem começa às 7 h. desta segunda-feira (17). Às 11 horas, será feito um ato de repúdio à atitude patronal, em frente à obra da Arena Pantanal, no bairro Verdão.
A ação faz parte de uma campanha de mobilização de valorização do piso salarial da categoria. Hoje, o valor máximo pago a um profissional é de R$ 1.003,20.
Os sindicatos do setor da construção querem que seja estabelecido um piso único no país. Um dos valores que se tem como base é o piso do Rio de Janeiro, de R$ 1.540,00. Eles também cobram outros benefícios, como cesta básica; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas sem redução de salário; aumento do percentual pago pela hora extra; redução do valor descontado no salário referente à alimentação, que hoje é de 10%, passando a ser um valor simbólico e plano de saúde.
As negociações estão contando com a participação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT) e sindicatos de Cuiabá e do interior do Estado, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário