sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto junta 40 mil pessoas e mostra força do povo em Cuiabá

cbfj
http://centroburnier.com.br/wordpress/?p=5844


Protesto junta 40 mil pessoas e mostra força do povo em Cuiabá

Por Keka Werneck, do site do Centro Burnier Fé e Justiça
Era muita gente, um “mar” de gente. Brasileiros e brasileiras de todas as idades e também de várias inclinações políticas. O protesto que parou Cuiabá, na tarde de ontem (20), juntou mais de 40 mil pessoas e é a maior manifestação popular já feita na capital mato-grossense.
O II Ato Contra a Corrupção e Violência concentrou esse povo todo na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura, que fechou as portas com 3 horas de antecedência à saída da marcha. A caminhada seguiu até a Assembleia Legislativa, passando pelas avenidas da Prainha e do CPA. Outro grupo subiu a avenida Getúlio Vargas, mas com o mesmo destino final.
Nos cartazes, muitas reivindicações: pela redução das tarifas dos coletivos, contra a corrupção, contra a privatização da saúde, por mais educação, contra a violência, fora Riva, contra a homofobia, o racismo, o machismo e práticas preconceituosas em geral, contra o capitalismo e os gastos exorbitantes com a COPA, em detrimento da caótica situação da saúde e educação pública.
No percurso, muitos dos que assistiam dos prédios piscavam as luzes em apoio à causa. A marcha cantou o hino nacional várias vezes e chamou quem estava nas calçadas e à margem da caminhada: VEM PRA RUA!
Os primeiros que chegaram à Assembleia Legislativa hastearam uma imensa bandeira do Brasil no mastro da Casa. Apesar do “mar” de gente e o clima de protesto, a única intercorrência foi o apedrejamento da vidrada frontal da Assembleia. O rapaz, acusado de ter feito isso, Valdiney Ramos, 25 anos, foi conduzido ao Cisc Planato. Ele teria também pichado “#forariva” em uma parede. Mas não havia nem sinal de deputados por ali.
A quantidade de manifestantes e a variedade de reivindicações indicam que tem muita gente, no Brasil e em Cuiabá, de saco cheio. Fica o aviso: você aí parado também é explorado!










Nenhum comentário:

Postar um comentário