terça-feira, 2 de abril de 2013

Multada empresa que derramou óleo no Rio Negro

eco
http://www.oeco.com.br/salada-verde/27048-multada-empresa-que-derramou-oleo-no-rio-negro?utm_source=newsletter_673&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco


Contaminação causada pelo derramamento do produto na água. Foto: Vandré Fonseca.
Responsável por derramar cerca de 15 mil litros de óleo no Rio Negro, a empresa Francis José Chehuan & Cia foi multada nesta segunda-feira (1) em 300 mil reais pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), órgão ambiental do Estado do Amazonas. O empreendimento tem 20 dias para recorrer da multa.

Além da punição econômica, o Ipaam já havia determinado na semana passada que a empresa teria 30 dias para apresentar um relatório, detalhando as circunstâncias do acidente. Embora tenha licença para transportar cargas perigosas desde 2000, a empresa Chehuan não a tinha para fazer o transbordo (carga e descarga) do produto naquele local. 

O vazamento aconteceu na manhã da última terça-feira (26), quando a descarga de um tanque fez uma balsa tombar, provocando o derramamento do derivado de petróleo CAPCM20, artigo usado na produção de massa asfáltica. O acidente aconteceu em um porto privado, na zona oeste de Manaus. Segundo o órgão ambiental, a contaminação atingiu uma área de 900 metros quadrados.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do governo do Amazonas, a expectativa é que a limpeza da área termine em 2 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário