quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Órgão e instituições iniciam a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

fonte - seduc


quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Órgão e instituições iniciam a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
Representantes de entidades sociais e instituições governamentais reuniram-se 
Divulgação
Órgão e instituições iniciam a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
nesta quarta-feira (17.10), no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para sistematizar as propostas para construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.
O evento contou com a participação de membros da Comissão Executiva Estadual criada em julho deste ano, para orientar a formulação do Plano. Integrantes dos sete Grupos de Trabalho que estão estudando os documentos nacionais sobre a temática, com o intuito de apresentarem propostas para o texto base do documento estadual, também participaram.
O evento promoveu durante a manhã apresentação dos GTs: Educação em Direitos Humanos e Relações Étnicoracial; Gênero e Sexualidades; Justiça e Segurança Pública; e Educação Inclusiva. No período da tarde houve a exposição dos Grupos de Meio Ambiente e Juventude; Educação do Campo e Educação Popular; Religiosidades e Espiritualidades.
Após a apresentação dos materiais produzidos pelos GTs, houve a sistematização 
Divulgação
Órgão e instituições iniciam a construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
das propostas. De acordo com a integrante da Comissão Executiva e da Gerência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Eva Auxiliadora de França, as proposições de cada GT comporão o texto base do Plano que tem como meta implementar a Educação em Direitos Humanos em todos os níveis de ensino do Estado. Desde o Ensino Fundamental ao Superior e em todas as instituições de ensino públicas e privadas.
“A ideia central é promover uma grande sensibilização da sociedade para a importância do respeito mútuo na educação. É preciso respeitar a dignidade do ser humano independente de raça, credo, cor ou orientação sexual. Ou seja, o Plano visa promover por meio da Educação a superação de todos os preconceitos”, afirmou Eva.
De acordo com a professora doutora, do Instituto de Educação da UFMT, Michele Sato, a construção coletiva do Plano Estadual é de extrema importância para mobilizar governo e sociedade sobre a necessidade de exposição e combate aos atos de violações aos Direitos Humanos.
Ela citou casos de violências contra as populações carcerárias, mulheres, transexuais, travestis, homossexuais, crianças, adolescentes, indígenas, entre outros. “Casos de violência contra essas populações são constantes. A mídia notícia, mas boa parte da população parece que perdeu a capacidade de se indignar. Então um Plano como este vai contribuir muito para a discussão do problema e a necessidade de construirmos por meio da Educação uma sociedade que respeite o ser humano”, disse.
O cronograma de construção do Plano Estadual inclui mais encontros, ainda este ano, dos GTs e da Comissão. Para 2013 haverá discussões nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), uma audiência pública e uma grande Conferência Estadual para finalização do Plano.
Além da Seduc e UFMT, as Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Segurança Pública (Sesp); o Conselho Estadual de Educação (CEE); os Fóruns: Permanente de Educação e Diversidade Étnicoracial de Mato Grosso, e Estadual de Direitos Humanos e da Terra; o Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade; a Organização Não Governamental (ONG) Livremente; o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep); entre outros participam das discussões.      
 
VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário