sábado, 8 de setembro de 2012

Vazam de caminhão da Petrobrás em São Sebastião 15 mil l de óleo

ihu
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/513322-vazam-de-caminhao-da-petrobras-em-sao-sebastiao-15-mil-l-de-oleo


Vazam de caminhão da Petrobrás em São Sebastião 15 mil l de óleo

Autoridades ambientais e voluntários da Defesa Civil de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, tentam desde a madrugada de ontem conter o avanço de óleo diesel que vazou de um caminhão da Petrobrás Distribuidora no mar na Praia de Maresias. O veículo se acidentou por volta das 17 horas de anteontem, na Rodovia Rio-Santos, na Serra de Boiçucanga.
A reportagem é de Reginaldo Pupo e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 08-09-2012.

Segundo a prefeitura, vazaram cerca de 15 mil litros. O óleo diesel vazou para o Rio do Canto do Moreira, percorreu vários córregos e atingiu a Praia de Maresias sem nenhum tipo de contenção. A mancha também teria chegado a outras praias, como Toque-Toque Pequeno e Paúba.

Ontem, a praia estava lotada de turistas. Com auxílio de dezenas de voluntários, a prefeitura disse ter constatado graves danos à fauna dos rios, córregos e da área litorânea. Segundo o engenheiro agrônomo André Motta Waegte, que acompanhou os trabalhos, "esse é um desastre imensurável e os impactos ambientais persistirão por anos".

Multas
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Rego, a contaminação teria afetado gravemente pequenos córregos onde as águas ficam represadas, dentre eles o Água da Saúde, causando a mortalidade de muitos peixes. Disse que pelo menos duas multas serão aplicadas, pois a contaminação afetou dois tipos de ecossistema.

O pior desastre ambiental de São Sebastião ocorreu em maio de 1993, quando 2,7 milhões de litros de óleo vazaram após o rompimento de um oleoduto da Petrobrás na Praia do Guaecá. Foram quase dois meses de trabalho para conter o vazamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário