terça-feira, 11 de setembro de 2012

A GUERRA DO COLTAN

kimbo lagoa
http://kimbolagoa.blogs.sapo.pt/tag/kongo


XICULULU . XXII

“A GUERRA DO COLTAN” - O oculto no uso de telemóveis / Celulares

 Corporações estrangeiras como a do Canadá de Mineração Anvil que se fundiu com TENTE Mineração, da África do Sul Anglogold Ashanti , e os EUA Phelps Dodge / Freeport McMoRun fornecem logística e finanças afim de apoiar os grupos armados permitindo a exploração ilegal de coltan. Recentemente Anvil e Phelps compraram uma mina por US $ 60 bilhões. A indústria de mineração, é controlada pela força das armas que mantêm reféns seus trabalhadores na ponta da baioneta. O mineiro do Congo, pela força, ou "voluntariamente” ganha apenas US $ 1 por cerca de dois quilos de coltan. A Bélgica, que ainda tem uma "mão" na riqueza do Congo na pessoa de George Floresta, proprietário do Katanga Mining que financiou o partido político do actual presidente do Congo, tendo estabelecido ali o maior complexo de mineração do mundo.
 A mídia mundial enfeudada a interesses de métodos neo-coloniais no pior sentido,  omitem os motivos da matança e escravidão no Congo. Os valores ocidentais, conspurcados  na riqueza e rapina, não podem perder o controlo, expondo a verdade; Os ricos, estão demasiado embrenhados nesse banho de sangue. As pessoas não dão a face mostrando a balbúrdia do Congo porque são enormes as forças globais, vários governos, consorcios de mineração global, institutos e Ong´s coladas a elites da nomenclatura local. Todos esses, estão provocando o maior assalto do século XXI. Eles, os que arranham a terra, necessitam da nossa
ajuda, da nopssa denúncia.
 Sabe-se o quanto é difícil deixar de usar essa ferramenta  tão útil como o é o telemóvel celular mas  você pode fazer pressão para que as coisas mudem e  é importante saber disto, usar sua atitude no sentido de inverter procedimentos  de devastação; parar de substituir os telefones celulares e laptops que ainda funcionam. O acordo de paz assinado na República Democrática do Congo em 2006, não acabou com a guerra. Estima-se que 400.000 mulheres foram estupradas nos últimos dez anos, um acto de  puro femicídio - destruição planeada das mulheres de forma  sistémica. As mulheres sofrem fístulas de estupros com facas, revólveres e pénis. É revoltante e até parece ousada fantasia  quando se diz  que mulheres foram forçadas a comer bebés mortos. É um mundo tão horrível que  a continuar põe em risco o nosso sono de forma constante, assim se saiba. Soldados com HIV estupram mulheres na frente de seus maridos, as meninas na frente dos pais. Esses procedimentos são parte do plano; afrouxar o aperto da comunidade sobre seus recursos naturais, especialmente o coltan. O Congo é o país com maior oferta desse mineral.
Para mais informações, ir para friendsofthecongo.org.
XICULULO: - Olhar de esguelha, mau-olhado, olho gordo
(Final)
O Soba T´Chingange

Nenhum comentário:

Postar um comentário