quarta-feira, 8 de agosto de 2012

folha de spaulo
http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/vinaweb/1133302-animacao-de-artista-japones-mapeia-testes-atomicos-pelo-mundo.shtml


07/08/2012 - 17h03

Animação de artista japonês mapeia testes atômicos pelo mundo

EUCLIDES SANTOS MENDES
DE SÃO PAULO
Sugerida pelo leitor Alexandre Chareti, de São Paulo (SP), a animação do artista japonês Isao Hashimoto rastreia os mais de 2.000 testes atômicos realizados no mundo entre 1945 --quando os EUA iniciaram explosões no meio do deserto-- e 1998 --com os testes paquistaneses.
A era nuclear começou, de fato, em 16 de julho de 1945, quando os EUA explodiram a primeira bomba atômica da história, no deserto do Novo México (no sul do país). A explosão era parte do chamado Projeto Manhattan. Era também a preparação para os ataques nucleares às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que seleram o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Ao longo da segunda metade do século 20, em meio à corrida armamentista da Guerra Fria, as potências vencedoras do conflito iniciado em 1939 aperfeiçoaram os testes com armas nucleares em locais isolados, mais, ainda assim, sujeitos aos riscos de contaminação via efeitos radioativos.
Assim, EUA, União Soviética, Reino Unido e França deram forte e perigoso impulso à ameaça nuclear --os quatro países realizaram quase que a totalidade dos testes. China, Índia e Paquistão (países densamente povoados) também entraram na corrida atômica, realizando testes em seus próprios territórios.
A animação de Hashimoto não confirma testes atômicos na Coreia do Norte ou em Israel.
Em meio aos alertas gerados em 1945, quando milhares de japoneses sucumbiram nos cogumelos atômicos de Hiroshima e Nagasaki, e mais recentemente, nos acidentes em usinas nucleares na Ucrânia (Tchernobil, 1986) e no Japão (Fukushima, 2011), o mundo está repensando sua interação com essa potente fonte de energia e destruição.
+ CA

Nenhum comentário:

Postar um comentário