segunda-feira, 11 de junho de 2012

PEC 215

forest e opan


A PEC 215 (Proposta de Emenda à Constituição) visa transferir do poder executivo para o legislativo a homologação das Terras Indígenas no Brasil.
O vídeo da ONG matogrossense Operação Amazônia Nativa (OPAN), em parceria com aForest Comunicação, visa alertar sobre os perigos dessa mudança. "Passar a decisão para o poder legislativo é simplesmente não haver mais demarcações indígenas e inclusive haver um retrocesso nas terras já demarcadas", diz Lola Campos, coordenadora técnica da OPAN.
Segundo a advogada da ONG Terra de Direitos, Larissa Parcker, existe um interesse muito grande de congressistas detentores de terras na aprovação dessa proposta: "A PEC 215 é uma das pontas de uma engenharia de construída há bastante tempo por alguns setores da sociedade para a apropriação de mais territórios pros projetos do agrenegócio e das agroindustrias".
Durante a semana do dia do índio ela ainda declarou as inteções marron da economia verde: "É simples, se essa economia verde vingar e der dinheiro eles mantém esses territórios preservados, caso contrário derrubam tudo e utilizam como forma de produção".
Segundo Lola Campos, a intenção do vídeo é fomentar o debate sobre a economia verde às vesperas da Rio+20. "Existe uma parcela de mundo que acredita que a água tem direitos, enquanto isso existe outra que não. Essa é a mudança de paradigam. Que país e que econômia nós queremos?", diz
Para saber mais informações você pode acessar o site da OPANhttp://www.amazonianativa.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário