sábado, 21 de abril de 2012

Zoneamento de MT recebe sugestões do CCZEE para ser reconhecido pela União

sina
http://www.revistasina.com.br/portal/meio-ambiente/item/5534-zoneamento-de-mt-recebe-sugest%C3%B5es-do-cczee-para-ser-reconhecido-pela-uni%C3%A3o


Sáb, 21 de Abril de 2012 13:12

Zoneamento de MT recebe sugestões do CCZEE para ser reconhecido pela União

Por  Sophia Gebrim / MMA
Dar nota para esse item
(1 voto)

Objetivo é compatibilizar o estado com as políticas públicas federais, facilitando, inclusive, o acesso a instrumentos de crédito ofertados pelo Governo Federal.


Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional (CCZEE) enviou ontem (20/04), à Casa Civil e à Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso, sugestões de ajustes ao ZEE do estado. A comissão, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e integrada por representantes de 14 ministérios, analisou a documentação enviada pelo Governo de Mato Grosso com base nas diretrizes metodológicas adotadas pelo Governo Federal, previstas no decreto 4.297/2002.

"A comissão verificou a necessidade de alterações e complementações ao ZEE de Mato Grosso para seu devido reconhecimento pela União", destaca o diretor do Departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Eberhard. Para o representante do MMA, é de extrema importância o alinhamento dos conceitos e da metodologia utilizados para a compatibilização do zoneamento do estado com as políticas públicas federais, facilitando, inclusive, o acesso a instrumentos de crédito ofertados pelo Governo Federal.

Além de questionamentos de ordem jurídica, pode-se destacar, entre os pontos apresentados pelos ministérios que compõem a comissão, a ausência do referendo da Comissão Estadual do ZEE ao projeto, a escala utilizada para a elaboração do zoneamento - com produtos e informações gerados em escala não condizente com a estabelecida no decreto 4.297/2002 - e, em especial, a necessidade de maior clareza sobre os critérios técnicos empregados para a delimitação das zonas que integram o zoneamento, em atenção às limitações e potencialidades do território mato-grossense.

No entanto, ciente da importância do ZEE para orientar o planejamento e a implementação dos programas, planos e políticas que têm o território de Mato Grosso como área de abrangência, a Comissão colocou-se à disposição para colaborar com o estado na realização das alterações indicadas. "A produção agrícola e pecuária de Mato Grosso é muito importante para a balança comercial brasileira e o zoneamento representa um instrumento importante para pautar essa competitividade em critérios socioambientais, visando a sustentabilidade", ressalta o diretor de Departamento de Zoneamento Territorial.

SAIBA MAIS

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais que nele acontecem. Demanda um efetivo esforço de compartilhamento institucional, voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como articulação com a sociedade civil, congregando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território. O zoneamento é ponto central na discussão das questões fundamentais para o futuro do Brasil como, por exemplo, a questão da Amazônia, do Cerrado, do Semi-árido Brasileiro, dos Biocombustíveis e das Mudanças Climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário