quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SBPC PLEITEIA REPRESENTAÇÃO OFICIAL NA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

fonte - sbpc
http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2011_12_15&pagina=noticias&id=07087


SBPC PLEITEIA REPRESENTAÇÃO OFICIAL NA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE
Fonte: Portal da SBPC
A presidente da SBPC, Helena Nader, enviou, no dia 23 de novembro, uma carta à presidenta da República, Dilma Rousseff, colocando a entidade à disposição para representar a comunidade científica na Comissão Nacional da Verdade.

Criada com o objetivo de esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, a Comissão será composta por sete membros designados pela presidenta da República e contará com um corpo técnico de 14 assessores. Tanto os nomes dos membros como os da equipe poderão ser sugeridos pela sociedade civil, mas a escolha compete exclusivamente à presidenta da República. O órgão que coordenará a Comissão será a Casa Civil.

Na carta, Helena Nader lembra que a SBPC tem um histórico de luta em prol da democracia e dos direitos humanos, a exemplo do período da ditadura militar, época em que as reuniões Anuais eram um dos poucos espaços onde havia liberdade de expressão para o debate de assuntos de interesse nacional. 

“Como uma das principais sociedades científicas do Brasil, a SBPC representa hoje mais de 100 sociedades científicas a ela associadas e continua participando ativamente dos debates sobre questões importantes para a nação, com vistas à preservação do respeito aos direitos humanos por meio de desenvolvimento econômico sustentável, que priorize a justiça social”, diz a carta. 

Helena Nader também manifestou a disposição da entidade em contribuir para a instituição dos Observatórios do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades Brasileiras, rede de apoio a ser formada com o objetivo de facilitar à Comissão o acesso às informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário