quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Secretaria de DH visita área indígena

notícias terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5485589-EI5030,00-MS+Secretaria+de+Direitos+Humanos+visita+area+indigena+atacada.html


MS: Secretaria de Direitos Humanos visita área indígena atacada
23 de novembro de 2011  16h44

comentários
0
Uma comitiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República visitará na tarde desta quarta-feira o acampamento indígena Guaiviry, da etnia Guarany-Kaiwá, no Sul de Mato Grosso do Sul, que foi atacada na última sexta-feira. Segundo a secretaria, o objetivo é fazer um reconhecimento da situação na região e ouvir as lideranças indígenas.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), membros do acampamento relataram que 42 pistoleiros encapuzados e fortemente armados invadiram a aldeia e mataram o cacique Nísio Gomes, 59 anos. Eles teriam levado o corpo do indígena, que não foi localizado.
Para o vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), Percílio de Souza Lima Neto, o ataque era tragédia anunciada. De acordo com o conselheiro, há muito tempo a região é palco de conflitos entre os interesses dos índios e das empresas de agronegócio. A área, situada entre fazendas nos municípios de Aral Moreira e Amambaí, é estudada para a identificação de terras indígenas.
Devem participar da visita o secretário-executivo da pasta, Ramaís de Castro Silveira, o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Domingos da Silveira, e a coordenadora-geral de Proteção a Defensores de Direitos Humanos da secretaria, Clarissa Jokowski.
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso, e representantes do Ministério Público Federal estiveram no local na última sexta-feira. A perícia policial colheu fragmentos de munição e vestígios de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário