terça-feira, 27 de setembro de 2011

mst e o passeio ecológico

fonte: centro burnier
http://www.centroburnier.com.br/index_visualizar.php?cn_id=412



MST oferece passeio ecológico em primeiro assentamento do Estado

Por Keka Werneck, da Assessoria de Imprensa do Centro Burnier Fé e Justiça




Trilheiros percorrem 5 quilômetros numa manhã do domingo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) convida para um passei ecológico bem diferente e barato. Vai ser no próximo dia 25 de setembro a edição deste ano do projeto Trilha dos Alimentos. Trata-se de uma caminhada de 5 quilômetros pelo Assentamento 14 de Agosto, no município de Campo Verde, um lugar gostoso de se viver, plantar e curtir a natureza.

No local da trilha, as lavouras são bonitas de se ver. Tem o rio Piraputanga, onde os visitantes fazem bóia-cross, descendo a correnteza de bóia; muito divertido. Tem piscina de água natural. Tem quadra para jogar bola. Tem bate-papo.

“A gente passa um dia muito agradável e divertido”, afirma Idalice Nunes, coordenadora do Assentamento e do Projeto.

Quem quiser, diz ela, pode chegar sábado à noite, para acampar. É oferecida janta e roda de viola. No domingo, tem café da manhã, o passeio, depois almoço e recreações. Quem chega sábado paga R$ 30,00 e, no domingo, R$ 7.

Para chegar ao local, tem que ir de veículo próprio, pela Chapada ou pela Serra de São Vicente. Chegando em Campo Verde, é só seguir em direção à Dom Aquino mais 17 quilômetros. Conforme Idalice, é fácil de achar a entrada para o assentamento.

O projeto Trilha dos Alimentos entrou para o calendário nacional e internacional, quando o pessoal da Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas, atividades esportivas não competitivas e inclusão social) visitou o local e achou muito legal a proposta. Isso foi em 2006. Desde então, o MST faz essa caminhada uma vez por ano.

O Assentamento 14 de Agosto é fruto da primeira ocupação feita pelo MST em Mato Grosso, em 1995. Vivou assentamento em 1997. Já no ano seguinte, a coordenação do assentamento, quis pensar em uma iniciativa turística, percebendo que o lugar é muito bacana.

Porém, o objetivo principal da trilha, conforme Idalice, é mostrar que, quando há condições, quando as famílias se organizam, a reforma agrária flui e muda a vida das pessoas, que podem oferecer alimentos saudáveis e baratos, em um lugar bonito e preservado.

As inscrições são feitas na hora.

Mais informações: (66) 9613-6319 ou (66) 9613-5397.

Nenhum comentário:

Postar um comentário