terça-feira, 27 de setembro de 2011

família extrativista

fonte: o liberal
http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=555320

Família de extrativistas denuncia manobra



INTIMIDAÇÃO
Três irmãos de ambientalista tiveram prisão solicitada pela polícia

EVANDRO CORRÊA
Sucursal do Sul e Sudeste do Pará

Polícia Civil de Nova Ipixuna requereu ao juiz Murilo Lemos, da comarca de Marabá, a prisão preventiva de três irmãos do extrativista José Claudio Ribeiro, sob a acusação de que os mesmos, em companhia de José Cláudio, teriam participado do assassinato do colono Odilon Ribeiro, o "Pelado", crime ocorrido no interior do assentamento no dia 18 de setembro de 2009. Em nota divulgada na tarde de ontem, os familiares do sindicalista assassinado afirmaram que se tratar de uma armação orquestrada por José Rodrigues, acusado de ser o mandante da morte do casal extrativista. O crime teve como testemunha Manoel Ribeiro, irmão da vítima.

De acordo com a família de José Claudio, no dia 16 de novembro de 2010, José Rodrigues Moreira (preso por ser um dos mandantes da morte de José Cláudio e Maria), procurou a delegacia de Polícia Civil de Nova Ipixuna e acertou com os investigadores uma operação ilegal de retirada de três famílias que ocupam lotes no interior do assentamento. "Um dos ocupantes era Edvaldo, conhecido por ‘Marabá’, irmão de José Cláudio. As três famílias foram expulsas dos lotes e um dos barracos foi queimado por ordem de José Rodrigues. Dias depois as famílias retornam para os lotes apoiados por José Cláudio, o que irritou José Rodrigues", diz a nota da família do extrativista, ressaltando que no dia 10 de dezembro de 2010, José Rodrigues Moreira compareceu novamente à delegacia de Nova Ipixuna e prestou declaração acusando José Cláudio, Claudemir e Marabá, como sendo os autores da morte de Odilon.

Junto com José Rodrigues encontrava-se a testemunha Manoel, irmão de Pelado, que também prestou depoimento no mesmo dia e passou a contar outra versão do crime: que os autores do homicídio seriam José Cláudio, Claudemir e Marabá. Ainda de acordo com familiares, depois da morte de José Cláudio a Polícia Civil decidiu apurar a morte de "Pelado", sendo que os três irmãos foram intimados e compareceram à delegacia. O delegado que presidia o inquérito solicitou que a testemunha Manoel Ribeiro fizesse o reconhecimento dos acusados, sendo que Manoel apontou apenas "Marabá" como um dos participantes do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário